quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TUCANOS E ARAÇARIS (Ranfastídeos)

TUCANOS E ARAÇARIS (Ranfastídeos) São aves grandes e espetaculares, de bico longo, comprido, lateralmente e em geral colorido, muito leve por ser todo oco. Com ele, apanham frutos, a base de sua deita, a maioria ocorre no dossel de matas e capoeiras, enquanto o tucanuçu é de campo aberto. A maioria das espécies vocaliza bastante, produzindo vários sons pouco musicais.

GÊNERO PTEROGLOSSUS inclui araçaris delgados e coloridos, com bico longo e caudas longas e graduadas. Vivem em matas e capoeiras, geralmente em grupos, e são barulhentos e fáceis de detectar. Aninham em ocos de árvores (podem usar buracos cavados por pica paus). Pernoitam comunitariamente, às vezes todos juntos no mesmo oco usado na reprodução.


ARAÇARI CASTANHO Pteroglossus castanotis
Razoavelmente comum, de ocorrência ampla no dossel e borda de mata, capoeira e cerradão; único Pteroglossus na maior parte da região, inclusive no Pantanal. Maxila laranja, com base marrom escura, cúlmen preto, mandíbula preta.



Olho branco, pele azul ao redor. Cora preta, face, pescoço e colar nucal castanho alaranjados, dorso e asa oliva escuros, rabadilha vermelha, mancha preta no peito, partes inferiores amarelas, atravessadas por cinta vermelha, coxa marrom. Comportamento como o da espécie anterior, mas habita ambientes mais abertos, sendo mais fácil de ver. O chamado é um grito agudo e áspero, “scriip!” em geral repetido várias vezes.

TUCANOS  são bem conhecidos por seus bicos extraordinários, mais longos nos machos. Têm  padrões de colorido atraentes, com predomínio do preto. Consomem, sobretudo frutos, também comem insetos e podem predar pequenos vertebrados e ovos de outras aves. Aninham dentro de ocos em troncos de árvores.


TUCANUÇU Ramphastos toco
O maior dos tucanos, vistoso, é uma das espécies símbolos da região e uma das abes mais populares do Brasil. Bico muito longo, amarelo e laranja, com uma gota preta na ponta da maxila, em alguns machos particularmente bicudos, o bico parece tão longo quanto o corpo!  Pele nua laranja e anel ocular azul ao redor do olho. Preto, com garganta e papo brancos.


Ocorre em ambientes mais abertos. Vive em casais ou bandinhos, em geral fáceis de observar enquanto voam de árvore em árvore, em fila indiana, ou pulam de um galho a outro. Costuma pousar em galhos secos, quase como se quisesse chamar a atenção para seu bico fora do comum. Alimenta-se de frutos, inclusive cultivados, e também de presas animais; além de insetos, preda filhotes e ovo de outras aves.



 Às vezes voa a grande altura, com batidas de asa rápidas intercaladas com longos planeios, é capaz de atravessar extensas áreas abertas. Pode visitar comedouros, tornando-se  muito manso. Costuma se mais silencioso que seus parentes; o chamado é um resmungo grave, dado numa curta série.

Nenhum comentário: