sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CAPRIMULGÍDEOS


BACURAUS (Caprimulgídeos) São insetívoros, noturnos, de colorido críptico e ampla abertura bucal; identificação visual difícil, mas em geral têm vozes características.

No GÊNERO HIDROPSALIS, os machos tem caudas muito longas. Vivem em áreas abertas com árvores esparsas e vocalizam muito.

CURIANGO Nyctidromus albicollis

Em geral comum em ocorrência ampla em capoeira e borda de mata; não costuma ocorrer em área aberta nem dentro da mata; cauda longa, arredondada, em repouso mais longa que as asas. Forma cinza, coroa e nuca cinzentas, contrastando com faces acaneladas, pardo-escuro por cima, com fileiras de grandes manchas pretas nas escapulares e pintas pardas nas coberteiras. Mancha branca na garganta, papo cinzento.


Por baixo, pardo com fino barrado escuro. Forma ferrugínea mais acanelada, em especial na coroa e dorso, que contrastam menos com as faces. O macho com mancha branca nas primárias enegrecidas e branco na parte interna das penas laterais da cauda; a fêmea com faixa da asa parda e mais estreita, menos branco na cauda.


Pousam em estradas de terra, os olhos refletem a luz de faróis e lanternas com um brilho vermelho-vivo, visível de longe. Dá voos ascendentes, para capturar insetos voadores. Passa o dia pousado no chão, confiando na proteção do colorido críptico. Na reprodução, canta a noite toda, em outras épocas, mais ouvido no lusco-fusco. O canto, ouvido com maior frequência, é um “curiangú!” rouco. Também dá um grito alto, “ba-ba-ba curau!”




BACURAU-TESOURA Hydropsalis torquata

Razoavelmente comum de forma localizada, com ocorrência ampla em cerrado, pasta, capoerinha e bordas. Às vezes chamados H. brasiliana. O macho com cauda barrada de preto e pardo, penas externas muito longas, são barradas de preto e marrom na metade basal e tem porção terminal preta com ponta branca.
Por cima, marrom-enegrecido vermiculado e manchado de pardo e branco, nuca ferrugínea e “bigode” claro. Por baixo marrom, garganta mais clara, peito e barriga barrados de preto. A fêmea com cauda mais curta tripartida e sem branco, gola menos ferrugénea, asa sem pardo ou branco. O macho inconfundível, a fêmea menos característica, mas maior que os Caprimulgus. Pousa em estradas, sobretudo ao escurecer. O macho encosta no chão a longa cauda que ás vezes só é vista quando ele voa.

Nenhum comentário: