sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TURDÍDEOS


SABIÁS (turdídeos) são animais de porte médio e plumagem pouco vistosa, com ocorrência ampla em áreas abertas com árvores e em ambientes florestais. Muitos costumam saltitar e correr pelo chão, revirando folhas mortas. Por seus cantos melódicos, vários são perseguidos e aprisionados como aves de gaiola.


SABIÁ-LARANJEIRA Turdus rufiventris

Razoavelmente comum, de ocorrência ampla em borda de mata, capoeira, sedes de fazendas e em cidades, onde houver árvores. Bico oleáceo. Marrom por cima, com barriga cor de laranja, vistosa e contrastante, garganta branca rajada de marrom.
Visitante regular de pomares e de comedouros com frutas, é notável sua habilidade para capturar minhocas, em especial após a chuva. Por seu canto melodioso e bonito, que pode ser ouvido ainda de madrugada, é uma das “aves de gaiola” mais cobiçadas no Brasil, vítima de implacável perseguição


SABIÁ-FERREIRO Turdus subalaris

Escasso, visitante austral durante a época fira em mata e capoeira ribeirinha; status incerto na região. Bico, anel ocular e pernas amarelas. O macho cinza, mais claro por baixo, às vezes lavado de oliva por cima, garganta estriada de preto, delineada por meia-lua branca no papo, centro da barriga branco.


A fêmea parda, mais clara por baixo, com bico marrom-amarelado e meia-lua branca no papo, comportamento discreto enquanto na região, onde tem hábito arborícola, apesar de não se reproduzir ai, ocasionalmente emite seu canto um tanto débil, uma repetição de notas agudas, desafinadas e meio metálicas. Cria no sul do Brasil e em países limítrofes.

Nenhum comentário: