segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GAIVOTAS, TRINTA RÉIS e TALHAS-MARES (Larídeos)

GAIVOTAS, TRINTA RÉIS e TALHAS-MARES (Larídeos) São aves aquáticas cosmopolitas. Trinta réis têm plumagem cinza e branca, caudas bifurcadas e alimentam-se mergulhando. O talha mar é preto e branco, vistoso, e risca a superfície da água com o bico para pegar peixinhos. As gaivotas não ocorrem na região.

TRINTA RÉIS-GRANDE Phaetusa simplex
Razoavelmente comum, de ocorrência localizada, sobretudo ao longo de rios, podendo freqüentar lagos e baías próximos. Grande, asas com padrão vistoso de colorido, cauda curta e levemente furcada. Bico amarelo e robusto; pernas esverdeadas. Adulto na reprodução com coroa e auriculares pretas; dorso, rabadilha e cauda cinzentos; loros e lado inferior brancos.




Adultos fora da reprodução parecidos, com testa branca. Em voo, a grande área branca na coberteiras e secundárias contrastam com as primárias pretas. Tamanho grande, forte bico amarelo e colorido das asas são diagnósticos. Costuma descansar em grupinhos, em bancos de areia a ás vezes em galhos baixos perto da água. Faz colônias de nidificações em bancos de areia, junto com o trinta réis anão e o talha mar. Em geral silencioso, pode vocalizar muito nos arredores da colônia, emitindo um guincho forte, “kriiá”.






TALHA-MAR Rynchops Níger

Razoavelmente comum, de ocorrência localizada ao longo dos rios principais, sobretudo no N do pantanal; vistoso e inconfundível. Bico forte e lateralmente achatado, com mandíbula mais longa que a maxila, vermelho-vivo na base, preto na ponta. Pernas vermelhas, adulto na reprodução preto por cima, com testa e partes inferiores brancas. Asas longas, estreitas e pontudas, pretas por cima com um filete branco no bordo posterior das secundárias; por baixo cinza-fuligínosas. Cauda escura, um tanto curta e furcada.


Adulto fora da reprodução meio amarronzado por cima e colar branco; bico de cores mais apagadas. Jovem escamado com marrom por cima, com boné mais escuro, bico e pernas de cor apagada. Em grupinhos, costumam descasar em bancos de areia, junto com trinta-réis. Aninha quando o nível da água esta baixo; as colônias podem ser bem grandes.



Voo tranquilo, batidas de asa lentas e suaves. Alimenta-se de modo peculiar: em voo rasante, vai e vem sobre um trecho de água, de bico aberto, a mandíbula cortando a superfície e fechando-se de repente ao tocar um peixinho ou crustáceo. Ativo também de noite. Chamado característico, um “ahn!”cortante e anasalado, como um latidinho, dado sobretudo em voo e no entorno da colônia.





Nenhum comentário: