quarta-feira, 7 de setembro de 2011

JOÃO BOBO, BICO DE BRASA e seus parentes (Buconídeos)

JOÃO-BOBO, BICO-DE-BRASA  e seus parentes (Buconídeos) aves atarracadas e cabeçudas, de pescoço curto e bico forte com ponta em gancho. O gênero Nystalus inclui espécies de porte médio, com colar na nuca, muitas com bico colorido. Na região, todas têm vozes potentes e características.

RAPAZINHO DO CHACO   Nystalus striatipectus
Relativamente comum em mata seca e capoeira, presente sobretudo em Mato Grosso do Sul. Até alguns anos atrás era considerado uma subespécie do rapazinho dos velhos.

Muito parecido com este, a diferença mais evidente é a presença de estrias pretas em vez de pintas no peito e nos flancos; o colar nuca e a coleira são um pouco mais claros, a face tem estrias mais nítidas. Ambas as espécies têm comportamento semelhante e não parecem ocorrer juntas. O canto típico é um pouco mais curto que o do rapazinho dos velhos. Embora seja bastante parecido, também pode se emitido em dueto pelo casal.



O Gênero Monasa inclui aves de cor geral cinza, com bico vermelho-coral, bem típico. Vivem em mata, sendo detectadas, sobretudo por suas vozes. Aninham em tocas escavadas em aclives e o casal pode ser auxiliado por “ajudantes” ( talvez parentes seus).

BICO DE BRASA Monasa Nigrifrons

Comum, de ocorrência ampla a baixa e média altura em mata. Bico vermelho-coral. Cinza-ardósia, mais escuros na parte interior; testa e mento pretos. Compare com o tangurupá-de-cara-branca, um pouco mais claro, de face branca.


Vive em grupinhos com 4-6 aves. Pousa bem ereto e imóvel, com frequência em galhos e cipós horizontais e expostos. Voa de repente para pegar insetos na folhagem, em ramos ou no chão, seguindo adiante até outro poleiro. Vôo lento, dá umas poucas batidas de asa e então um planeio. Pode estar acompanhado de outras espécies. Costuma ser silencioso, dando a cada tanto uma nota suave ou queixosa; ocasionalmente emite um coro “borbulhante” que dura vários minutos, em geral dado por duas aves (talvez casal) empoleiradas lado a lado. Também é chamado de tangurupará.




Um comentário:

Anônimo disse...

Muito útil e legal, meus parabéns.Estava querendo descobrir um pássaro que tinha visto no pé de acerola da minha casa e aqui encontrei, que no caso era o pássaro ´´Choca-Barrada´´.