segunda-feira, 1 de agosto de 2011

URUBUS Catartídeos


URUBUS  Catartídeos
São aves de grande tamanho, com cabeça e pescoço nus, característica que talvez lhes proporcione maior higiene ao comerem carniça, seu principal alimento. Rasgam carne e couro com o bico terminado em gancho, não carregam comida com os pés, que são fracos e sem garras. Pousam em locais abertos e tem aparência meio corcunda. Põem os ovos diretos no chão, em locais protegido, como ocos e saliências em paredões rochosos. Para alguns cientistas, são mais aparentados aos gaviões e falcões, para outros, as cegonhas.

URUBU DE CABEÇA VERMELHA  Carthartes aura

Muito comum, de ocorrência ampla em áreas abertas e borda de mata e cerradão. Cabeça e pescoço nus e vermelhos, faixa branca na nuca. Plumagem preto fosco, coberteiras da asa orladas de marrom. Em voo, asas longa e  em tanto largas, caudas razoavelmente longa. Primárias externas da asa com raques mais claras, visíveis por cima, por baixo, asas com dois tons: pernas de voo cinzentas e coberteira pretas. Imaturos com cabeça e bico cinzentos, por cima mais amarronzado.


Compare com o urubu de cabeça amarela, um pouco menor e mais preto, adulto com cabeça amarelo alaranjado, primárias com ranques brancas formando uma mancha clara visível por cima. Vistos com freqüência, inclina-separa os lados enquanto plana, e as asas formam um “V” aberto, acima do nível do corpo, bate poucos as asas e, quando o faz, a amplitude é grande. Pode planar muito alto. Localiza a carniça, sobretudo pelo olfato apurado e é capaz de detectá-lo sob o dossel da mata. O urubu preto e o urubu rei, sem olfato, vigiam suas manobras,  seguindo-o quando desce.

URUBU DE CABEÇA AMARELA  Carthartes burrovianus

Relativamente comum de ocorrência localizada em campos e cerrados e ainda em pastos e plantações. Cabeça e pescoço nus, amarelo alaranjados, coroa azul. Plumagem preta.



Em voo, silhueta como a do urubu de cabeça vermelha, mais as raques brancas das primárias externas formam uma macha clara perto da ponta da asa, visível por cima.



Imaturo com cabeça escura. Visto com o cabeça vermelha em carniça, mas sempre menos numeroso. Comportamento parecido. Raramente voa alto, costuma planar rente ao capinzal.

O urubu da mata tem ocorrência localizada em mata, no extremo norte da região, como na Serra das Araras. Lembra o cabeça-amarela, mas é bem maio. Em vôo, o contraste entre primarias internas negras e as demais penas d vôo, cinza-clara, é visível por baixo; mantém as asas mais planas que o cabeça-vermelha, com perfil em v menos acentuado.

URUBU PRETO  Coragyps atratus

Abundante, de ocorrência ampla, é freqüente em qualquer ambiente aberto; é o urubu mais comum na proximidade humana (sobretudo em lixões), mais é escasso em matas. Cabeça e pescoço nus, cinza-escuro. Plumagem negra fosca.

 Em vôo, asas largas e longas, cauda curta, a base esbranquiçada das primarias forma uma mancha clara, visível por baixo e por cima. Pernoita em grandes grupos, pousado em árvores. Em cidades, aninha no alto de prédios.


Alimenta-se de restos e carniças, mas pode capturar presas vivas. Ao contrario dos Cathartes, não tem olfato. Em voo, alterna voo batido com planeio, costuma subir, planeando em círculos, nas correntes térmicas, até grande altura.

URUBU REI  Sarcoramphus papa

Escasso, atualmente tem ocorrência localizada em áreas ainda bem florestadas, raro em áreas abertas. Grande, inconfundível e espetacular, com muito branco. No adulto, cabeça e pescoço nus, multicoloridos: laranja, vermelho, lilás, colarinho de penas pardo cinzentas. Plumagem branca com penas de vôo, rabadilha e cauda pretas.




 Em vôo, mantém plana as asas largas e longas. Imaturo cinzento com manchas brancas nas coberteiras inferiores da asa, cabeça cinza. A plumagem adulta completa só é adquirida aos quatro anos de idade. Em vôo, a distancia, o adulto só é confundido com o cabeça seca, e o imaturo com o urubu preto, muito menor com mancha clara nas primarias e sem branco sob a asa. Solitário ou em casal, plana alto e em geral não se junta aos urubus menores. Nas carcaças, é dominante, não costuma empoleirar em lugares abertos, ao contrario dos outros urubus.

Nenhum comentário: